Voltar as Notícias

Governo reduz de 1% para 0,5% projeção de alta do PIB em 2017

O governo baixou de 1% para 0,5% sua estimativa de crescimento da economia brasileira neste ano, anunciou nesta quarta-feira (22) o Ministério da Fazenda. A nova previsão está em linha com a previsão do mercado financeiro.

Apesar da redução, o governo manteve a previsão de que a economia brasileira deve crescer em 2017, após dois anos seguidos de recessão. No ano passado, o PIB brasileiro encolheu 3,6% em relação a 2015.

Evolução do PIB (Foto: Arte G1)

Evolução do PIB (Foto: Arte G1)

De acordo com o Ministério da Fazenda, o PIB deverá registrar crescimento de 0,49% no primeiro trimestre de 2017; no segundo, alta de 0,68%; no terceiro, aumento de 0,73% e, no quarto trimestre deste ano, alta de 0,79%. O resultado é sempre em relação ao trimestre anterior.

Nesta comparação, o crescimento do PIB no quarto trimestre de 2017 será de 2,7% em relação ao mesmo período de 2016, segundo a Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda.

O secretário de Política Econômica, Fabio Kanczuk, avaliou que, no quarto trimestre de 2016, o resultado do PIB foi ruim porque as empresas utilizaram seus recursos para reduzir endividamento. E “ao pagar dívida, consumiram ou investiram menos.” Ele apontou que as famílias também reduziram o consumo.

Para Kanczuk, porém, os números que a recessao “ficou para trás e que o futuro será melhor, sugere que o crescimento será maior nos trimestres deste ano.”

Segundo ele, o cenário base para 2018 é de uma alta de 2,5% no PIB. Entretanto, acrescentou, conforme análise do ministro Meirelles nesta terça-feira, as probabilidades estão indo para uma expansão econômica acima de 3% no ano que vem – na comparação com 2017.

“Tenho uma convicção bastante grande que o Brasil virou a curva e começou a crescer no primeiro trimestre [de 2017]”, disse Kanczuk.

Fonte: G1